Conselho
Eleitoral
Articuladora
do GRÊMIO – Vice diretora: Profª Lucélia
Paraninfa
do GRÊMIO: Profª Débora B.
Kleber
e Larissa F.
Grêmio
Estudantil
Grêmio é a entidade representativa dos
interesses dos estudantes de cada escola, que propõe a discussão e
implementação de ações tanto no ambiente escolar quanto na comunidade à qual a
escola pertence.
O Grêmio Estudantil é uma iniciação dos
jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem. Quando
verdadeiramente comprometida, a organização defende os interesses dos alunos,
buscando parceria com todas as pessoas que participam do cotidiano escolar:
diretores, coordenadores, professores etc. O grêmio poderá atuar em atividades
culturais, esportivas, sociais, políticas e comunitárias.
Como formar
I- Grupo de alunos elaboram a proposta para direção da unidade escolar e
comissão eleitoral, divulga proposta entre os alunos e convida outros alunos a
formar comissão pró-grêmio. Este grupo elabora proposta de estatuto também se
acharem necessário em Assembleia.
II- A comissão convoca os alunos para participar da assembleia geral (com a
presença de pelo menos 10% dos alunos matriculados na unidade). Tal assembleia
irá decidir sobre a quantidade de Inscrições de chapas e entrega da proposta e
acompanhar o processo eleitoral.
III- As chapas candidatas apresentam suas propostas para
a comissão. É a comissão eleitoral que promove os debates entre as chapas
IV-É realizada a eleição. A apuração é feita pela
comissão.
V- a comissão, organiza as atas e envia cópias para a
direção escolar e organiza a posse da diretoria.
Como montar a sua chapa?
Agora,
você sabe o que é um Grêmio, conhece sua importância e entende como criar um do
zero. Por isso, vamos dar algumas dicas de como montar a sua própria chapa.
O nome da chapa
Escolher
um bom nome faz toda a diferença. Pense no que você e seus colegas de chapa
acreditam. Quais valores vocês defendem? Como é o discurso de vocês?
Uma ideia
para nome de chapas é escolher referências culturais brasileiras. Pense em autores
como Machado de Assis e Carolina de Jesus, ou algum filósofo de sua
preferência. Vale também usar frases ou palavras de músicas, filmes ou poemas.
Os membros da chapa
As
pessoas que integram a chapa devem ser responsáveis e criativas. Também devem
estar sempre abertas às opiniões do público, afinal o Grêmio mantém contato
constante com os alunos.
Escolha
as pessoas pelo perfil delas. Veja com o que elas se relacionam melhor. Por
exemplo: se você tem um amigo que gosta e entende de música, ele pode ser um
bom Diretor Cultural; alguém que gosta de festas daria um bom Diretor Social.
Aquela sua amiga que gosta de matemática pode ser a Tesoureira-Geral.
Não
esqueça, de se certificar de que todos os membros têm valores em comum. Assim,
você evita conflitos internos que atrapalham as atividades.
Faça
uma boa campanha eleitoral
Não
adianta nada montar uma chapa excelente e fazer uma campanha eleitoral fraca.
Faça uma campanha de verdade!
Produza
vídeos ( de 2 minutos) divulgando as ideias da chapa e mande nos grupos de
Whatsapp dos alunos se tiverem, páginas virtuais da escola. Confeccionem
cartazes chamativos e coloquem em mural indicado pela gestão. Faça panfletos e
convites, mas não se esqueça de respeitar as regras da escola.
Aproveite
os debates: eles são o momento de expor suas propostas e confrontar os outros
candidatos. Prepare algumas respostas e treine-as. Não vá debater despreparado.
Uma
escola com um Grêmio Estudantil tem um espaço mais democrático e agradável.
Cria um ambiente amistoso e receptivo. Todos que participam dessa experiência
ganham.
Experiências
O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para
responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal e ocupa uma
posição de centralidade. Significa tecnicamente, o jovem participar das ações
que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas
relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla. Outros aspectos, são a concepção do jovem
como fonte de iniciativa, liberdade e compromissos que geram a ação, a opção e
a responsabilidade. O jovem tem que participar na decisão se vai ou não vai
fazer a ação, tem que ter a opção de ser livre, essa é a raiz do protagonismo.
Tem que participar do planejamento, da execução, da avaliação e da apropriação
dos resultados. A Escola em si é o
espaço central e privilegiado para formação de lideranças e promoção da cultura
cívica, pois, é um espaço que reúne a juventude. A experiência democrática deve
nascer no processo de formação e consolidação dos grêmios que é também um
importante processo pedagógico. Afinal de contas, os estudantes vivenciam no
processo de eleição a construção de chapas, constroem planos de trabalho, pautados
nos anseios deles mesmos e dos demais estudantes, participam do pleito
eleitoral, e posteriormente, gerenciam o grêmio e os tornam capazes de
gerenciar conflitos, propostas, discursos, negociações e experiências
coletivas.
Ações dos
Grêmios
-Palestras sobre diversos Temas do Universo Jovem;
-Saraus Literários;
-Rádio Escolar;
- Projeto Horta Escolar;
-Projeto Família na Escola;
-Ações articuladas com a Gestão (mobilização e sensibilização) para Eleições de
Conselheiros Escolares (segmento Aluno);
- Articulação com os Representantes de Turmas para efetivação de ações na
Escola;
-Campanhas de Prevenção e Combate a Evasão e abandono escolar;
- Campanha de Prevenção e Combate a violência e ao Uso de drogas, entre outros;
-Parcerias com outras instituições para efetivação de Projetos Estudantis
(Batalhão escolar, Universidades, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Escolas,
entre outros).
"O Grêmio Estudantil constitui-se no espaço coletivo de discussões, onde
os estudantes têm a oportunidade de expor suas opiniões a respeito da
comunidade escolar (suas necessidades, desejos, funções, tanto nas questões
administrativas como nas questões pedagógicas), participando ativamente na
construção do processo educacional "(AGUIAR e GRÁCIO, 2002).
CARGOS
COORDENADOR GERAL - Vice Coordenador Geral
COORDENADOR RELAÇÔES CONVIVA E CMSP
COORDENADOR EVENTOS
COORDENADOR COMUNICAÇÃO
COORDENADOR DESPORTIVO
COORDENADOR CULTURAL
COORDENADOR FINANÇAS
1 - COORDENADOR PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE
1, 2 e 3 --- COORDENADOR COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS
SUPLENTES
CRONOGRAMA
12/03 a 21/03 - Formação e entrega de proposta do grêmio para a
comissão, alunos entregam aos professores.
22/03 a 28/03 - Análise das propostas e notificação de indeferido e
deferido.
30/03 a 06/04 – Apresentação das propostas das Chapas aprovadas
para os períodos e salas.
8/04 a 13/04 - Rodas de conversas / debates e escuta dos alunos, gravação (ideias)
26/04- VOTAÇÃO –
27/04- Apuração e divulgação.
28/04 – Grêmio atuante passa o bastão com informações do que
desenvolveram ou seus planos no ano anterior.
30/04- Cadastro
e inclusão na SED
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