sexta-feira, 11 de março de 2022

Organização e Formação Gremista 2022

 

Conselho Eleitoral

Articuladora do GRÊMIO – Vice diretora: Profª Lucélia

Paraninfa do GRÊMIO: Profª Débora B.

Kleber e Larissa F.



Grêmio Estudantil

Grêmio é a entidade representativa dos interesses dos estudantes de cada escola, que propõe a discussão e implementação de ações tanto no ambiente escolar quanto na comunidade à qual a escola pertence.

O Grêmio Estudantil é uma iniciação dos jovens na gestão participativa da sociedade em que vivem. Quando verdadeiramente comprometida, a organização defende os interesses dos alunos, buscando parceria com todas as pessoas que participam do cotidiano escolar: diretores, coordenadores, professores etc. O grêmio poderá atuar em atividades culturais, esportivas, sociais, políticas e comunitárias.

 

Como formar
I- Grupo de alunos elaboram a proposta para direção da unidade escolar e comissão eleitoral, divulga proposta entre os alunos e convida outros alunos a formar comissão pró-grêmio. Este grupo elabora proposta de estatuto também se acharem necessário em Assembleia.
II- A comissão convoca os alunos para participar da assembleia geral (com a presença de pelo menos 10% dos alunos matriculados na unidade). Tal assembleia irá decidir sobre a quantidade de Inscrições de chapas e entrega da proposta e acompanhar o processo eleitoral.

III- As chapas candidatas apresentam suas propostas para a comissão. É a comissão eleitoral que promove os debates entre as chapas

IV-É realizada a eleição. A apuração é feita pela comissão.

V- a comissão, organiza as atas e envia cópias para a direção escolar e organiza a posse da diretoria.

 

Como montar a sua chapa?

 

Agora, você sabe o que é um Grêmio, conhece sua importância e entende como criar um do zero. Por isso, vamos dar algumas dicas de como montar a sua própria chapa.

 

O nome da chapa

Escolher um bom nome faz toda a diferença. Pense no que você e seus colegas de chapa acreditam. Quais valores vocês defendem? Como é o discurso de vocês?

Uma ideia para nome de chapas é escolher referências culturais brasileiras. Pense em autores como Machado de Assis e Carolina de Jesus, ou algum filósofo de sua preferência. Vale também usar frases ou palavras de músicas, filmes ou poemas.

 

Os membros da chapa

As pessoas que integram a chapa devem ser responsáveis e criativas. Também devem estar sempre abertas às opiniões do público, afinal o Grêmio mantém contato constante com os alunos.

Escolha as pessoas pelo perfil delas. Veja com o que elas se relacionam melhor. Por exemplo: se você tem um amigo que gosta e entende de música, ele pode ser um bom Diretor Cultural; alguém que gosta de festas daria um bom Diretor Social. Aquela sua amiga que gosta de matemática pode ser a Tesoureira-Geral.

Não esqueça, de se certificar de que todos os membros têm valores em comum. Assim, você evita conflitos internos que atrapalham as atividades.

Faça uma boa campanha eleitoral

 

Não adianta nada montar uma chapa excelente e fazer uma campanha eleitoral fraca. Faça uma campanha de verdade!

Produza vídeos ( de 2 minutos) divulgando as ideias da chapa e mande nos grupos de Whatsapp dos alunos se tiverem, páginas virtuais da escola. Confeccionem cartazes chamativos e coloquem em mural indicado pela gestão. Faça panfletos e convites, mas não se esqueça de respeitar as regras da escola.

Aproveite os debates: eles são o momento de expor suas propostas e confrontar os outros candidatos. Prepare algumas respostas e treine-as. Não vá debater despreparado.

Uma escola com um Grêmio Estudantil tem um espaço mais democrático e agradável. Cria um ambiente amistoso e receptivo. Todos que participam dessa experiência ganham.

 

Experiências


O protagonismo juvenil é um tipo de ação de intervenção no contexto social para responder a problemas reais onde o jovem é sempre o ator principal e ocupa uma posição de centralidade. Significa tecnicamente, o jovem participar das ações que não dizem respeito à sua vida privada, familiar e afetiva, mas a problemas relativos ao bem comum, na escola, na comunidade ou na sociedade mais ampla.  Outros aspectos, são a concepção do jovem como fonte de iniciativa, liberdade e compromissos que geram a ação, a opção e a responsabilidade. O jovem tem que participar na decisão se vai ou não vai fazer a ação, tem que ter a opção de ser livre, essa é a raiz do protagonismo. Tem que participar do planejamento, da execução, da avaliação e da apropriação dos resultados.  A Escola em si é o espaço central e privilegiado para formação de lideranças e promoção da cultura cívica, pois, é um espaço que reúne a juventude. A experiência democrática deve nascer no processo de formação e consolidação dos grêmios que é também um importante processo pedagógico. Afinal de contas, os estudantes vivenciam no processo de eleição a construção de chapas, constroem planos de trabalho, pautados nos anseios deles mesmos e dos demais estudantes, participam do pleito eleitoral, e posteriormente, gerenciam o grêmio e os tornam capazes de gerenciar conflitos, propostas, discursos, negociações e experiências coletivas.

 

Ações dos Grêmios 


-Palestras sobre diversos Temas do Universo Jovem;
-Saraus Literários;
-Rádio Escolar;
- Projeto Horta Escolar;
-Projeto Família na Escola;
-Ações articuladas com a Gestão (mobilização e sensibilização) para Eleições de Conselheiros Escolares (segmento Aluno);
- Articulação com os Representantes de Turmas para efetivação de ações na Escola;
-Campanhas de Prevenção e Combate a Evasão e abandono escolar;
- Campanha de Prevenção e Combate a violência e ao Uso de drogas, entre outros;
-Parcerias com outras instituições para efetivação de Projetos Estudantis (Batalhão escolar, Universidades, Corpo de Bombeiros, Prefeituras, Escolas, entre outros).
"O Grêmio Estudantil constitui-se no espaço coletivo de discussões, onde os estudantes têm a oportunidade de expor suas opiniões a respeito da comunidade escolar (suas necessidades, desejos, funções, tanto nas questões administrativas como nas questões pedagógicas), participando ativamente na construção do processo educacional "(AGUIAR e GRÁCIO, 2002).

 

CARGOS

COORDENADOR GERAL - Vice Coordenador Geral

COORDENADOR RELAÇÔES CONVIVA E CMSP

COORDENADOR EVENTOS

COORDENADOR COMUNICAÇÃO

COORDENADOR DESPORTIVO

COORDENADOR CULTURAL

COORDENADOR FINANÇAS


1 - COORDENADOR PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE 

1, 2 e 3 ---  COORDENADOR COMISSÃO DOS DIREITOS HUMANOS 

SUPLENTES 

 

 

 

 

 CRONOGRAMA

 

12/03 a 21/03 - Formação e entrega de proposta do grêmio para a comissão, alunos entregam aos professores.

 

22/03 a 28/03 - Análise das propostas e notificação de indeferido e deferido.

 

30/03 a 06/04 – Apresentação das propostas das Chapas aprovadas para os períodos e salas.

 

8/04 a 13/04 - Rodas de conversas / debates e escuta dos alunos,  gravação (ideias)

 

26/04- VOTAÇÃO –

 

27/04- Apuração e divulgação.

 

28/04 – Grêmio atuante passa o bastão com informações do que desenvolveram ou seus planos no ano anterior.

 

30/04-           Cadastro e inclusão na  SED

 

sexta-feira, 4 de março de 2022

Grêmio Estudantil - Legislação

 

Grêmio Estudantil - Legislação

Neste espaço disponibilizamos algumas Leis e documentos oficiais que dizem respeito a organização dos Grêmios Estudantis e entidades representativas.

Decreto n.º 8.537/2015 - Regulamenta a Lei n.º 12.852, de 5 de agosto de 2013, e a Lei n.º 12.933, de 26 de dezembro de 2013, para dispor sobre o benefício da meia-entrada para acesso a eventos artístico-culturais e esportivos e para estabelecer os procedimentos e os critérios para a reserva de vagas a jovens de baixa renda nos veículos do sistema de transporte coletivo interestadual.

ícone pdf
Baixar em PDF




Lei n.º 12.933/2013 - Dispõe sobre o benefício do pagamento de meia-entrada para estudantes, idosos, pessoas com deficiência e jovens de 15 a 29 anos comprovadamente carentes em espetáculos artístico-culturais e esportivos, e revoga a Medida Provisória no 2.208, de 17 de agosto de 2001.

ícone pdf
Baixar em PDF




Lei n.º 12.852/2013 - Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve).

ícone pdf
Baixar em PDF




Lei Estadual n.º 10.054/1992 - Dispõe sobre o funcionamento de cantinas comerciais nos colégios estaduais de 1º e 2º Graus da rede oficial de Ensino.

ícone para baixar arquivo pdfBaixar em PDF

Lei Estadual n.º 11.057/1995
- Assegura, nos estabelecimentos de ensino de 1º e 2º graus, públicos ou privados, no Estado de Paraná, a livre organização de Grêmios Estudantis, conforme específica.

ícone para baixar arquivo pdfBaixar em PDF

Lei Federal n.º 7.398/1985
 - Dispõe sobre a organização de entidades representativas dos estudantes de 1º e 2º graus e dá outras providências.

ícone para baixar arquivo pdfBaixar em PDF

Medida Provisória n.º 2.208/2001 - Dispõe sobre a comprovação da qualidade de estudante e de menor de dezoito anos nas situações que específica.